gases
TRABALHO DE QUÍMICA:
TEMA:GASES
Equipe:Lucas Monteiro Matheus Sampaio Professor:Alex Série:3º ano Militar- F
1-As transformações gasosas:
O estado gasoso é determinado nas seguintes variáveis: pressão, volume e temperatura, que são chamadas de grandezas fundamentais. Por isso, uma transformação gasosa nada mais é que uma quando moléculas se submeter a essas variações. Caso uma dessas grandezas variarem pelo menos outra também deve alterar. As grandezas fundamentais alteram devidos alguns veículos que as caracterizam, como se pode perceber em suas relações abaixo: -Relação com o volume: o volume de um gás é dado pelo volume do recipiente onde se encontra. -Relação com a pressão: a pressão é definida como a divisão de uma força feita pelo gás no recipiente é a área aplicada neste recipiente (F/A=P). -Relação com a temperatura: é a medida do grau de agitação entre as moléculas. Em todas as relações entre as grandezas pelo menos duas alteram. São classificadas em: isotérmica, isobárica, isovolumétrica e adiabática. Podemos discorrer delas a Lei de Boyle-Mariote(transformação isotérmica),Lei de Gay-Lussac(transformação isobárica)e a Lei de Charles(transformação isovolumétrica ou isocórica).Vamos citar detalhadamente cada uma delas:
a)Lei de Boyle-Mariote:sob uma temperatura,o volume ocupado por uma determinada massa constante é inversamente proporcional à sua pressão.Sua representação matemática é:P1.V1=P2.V2,sendo que a temperatura inicial é igual a final(T1=T2).O seguintes gráficos mostram essa relação:
Sendo P em atm e V em L. A curva relacionada no gráfico P x V é uma isoterma, que é uma hipérbole equilátera, e por isso nunca toca os eixos das abscissas e ordenadas uma vez que pressão e volume não se anulam. Pode-se verificar que