Gases Quimico
Gases são compostos moleculares que tem como características, maior compressibilidade e a capacidade de ampliar-se; estes elementos não têm volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção.
Quanto maior é a temperatura maior é a velocidade desse movimento.
Os gases também são substancias na quais moléculas perdem total atração entre si, e ficam dispersas uma das outras e estão sempre em movimentação bagunçada. E neste movimento desordenado algumas partículas se chocam quando estão presas em algum recipiente e esse choque denominamos de preção que o gás exerce sobre determinados superfícies.
Com o aquecimento as moléculas se movimentam com maior velocidade o que tem como conseqüência o aumento da energia cinética media (E cin.). E a energia presente nas partículas de um gás é proporcional a temperatura, como na formula:
E cin. = KT
O gás que obedece a essa formula é chamado de gás ideal (gás perfeito), entretanto não é isso que acontece na maioria e dai denominamos Gases Reais, e o que torna os gases reais não perfeitos é a interação entre suas moléculas.
Os gases seja ele qual for tende a lidar três tipos de variação: Pressão: a pressão de um gás pode ser definida como força que o mesmo gás desempenha não direção perpendicular sobre a área da superfície. Volume: é impossível determinar o volume exato de um gás. Temperatura: se inclui com o grau de abalo das partículas.
Os gases também podem ser agrupados por:
Inertes: não queima. Ex.: Nitrogênio;
Gases oxidantes: são essenciais para apoiar a combustão de oxigênio; Ex.: oxido nitroso.
Gases combustíveis: tem facilidade para combustão, na presença de ar ou de outro oxidante;
Gases Corrosivos: são os que são capazes de prejudicar a pele. Ex.: Cloro.
Gases tóxicos: interações ocorrem no organismo vivo, pode resultar em morte.
Gases Poluentes: gases que poluem o meio ambiente. Ex.: CO2
O comportamento dos gases é a poluição da atmosfera terrestre, esse tipo