gases de estufa
O pulmão humano é composto de pequenas estruturas, os alvéolos pulmonares que são responsáveis pelas trocas gasosas do sangue. O fluxo de sangue e a irrigação sanguínea entre o coração e o pulmão são intensos. O fumo do cigarro prejudica diretamente o funcionamento da circulação cardio-respiratória. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes do fumo do cigarro, deixando de fazer a sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumador. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração e ao pulmão, tal como enfarte e cancro.
compostos químicos
As Substâncias do cigarro / Componentes do cigarro.
Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável. Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).
Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.
Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.
Fenol - Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.
Formol - Formaldeído.
Mercúrio - Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substâncias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose