Gas xisto
O Gás de xisto tem as mesmas propriedades de um gás comum e pode servir na geração de energia elétrica ou como combustível nas indústrias. Também pode funcionar substituindo a gasolina de carros e o diesel de ônibus e caminhões. “Hoje, o gás já representa 10% da matriz energética, está crescendo e já é importante para o Brasil”,
Cada país tem uma natureza geológica própria e diferente. Embora haja indicações das bacias onde se concentram as maiores quantidades de gás de xisto, não há como ter certeza.
“Não há como saber se há petróleo e gás antes de furar (a rocha)”, disse Pires, do CBIE.
Contudo, as probabilidades são maiores nas bacias do Paraná, Sergipe e Recôncavo. Os 36 blocos colocados à venda nas bacias de São Francisco e do Parecis não receberam qualquer oferta no leilão do último mês. Outras bacias são as do Acre e do Parnaíba.
Muitos países, especialmente europeus, é expressamente proibida a exploração do gás de xisto. Argentina, Austrália, Canadá, China, Polônia e EUA são alguns exemplos de países onde a exploração do gás é permitida. O exemplo americano é o mais citado pelos que são a favor da exploração.os EUA contam com uma vasta rede de infraestrutura (gasodutos, estradas, portos etc.), tecnologia e mercado consumidor. Além disso, a exploração do solo americano não depende de concessões do Estado, tal qual ocorre no Brasil. Lá, a terra pertence a seu proprietário.
Pontos Positivos
Substituição do uso de carvão e óleo pelo gás, já que é uma fonte de energia mais barata e mais limpa do que esses combustíveis. Para países que têm um uso intenso de combustível fóssil, essa troca faz sentido.
Porém no Brasil, existem fontes renováveis e fica a dúvida: até que ponto isso é necessário?
Pontos Negativos
A água e a areia são utilizadas em larga escala.
A água usada volta à superfície já poluída por hidrocarbonetos, metais e aditivos químicos incertezas de como funcionará a política de preços, gera falta