gas perfeito ou ideal
Definição: gás perfeito ou ideal e o gás cujas partículas se encontram muito distantes, sendo desprezável a interacção entre as suas partículas constituintes. gás ideal ou gás perfeito é também aquele que a energia de interacção entre as moléculas é desprezível ou melhor, Chama-se gás perfeito ou gás ideal o gás que obedece, rigorosamente, às leis Físicas dos Gases (Lei de Boyle-Mariotte, Gay-Lussac e Charles), em quaisquer condições de pressão e temperatura; além disso, o gás perfeito ou ideal deve se encaixar perfeitamente no modelo descrito pela Teoria Cinética dos Gases. O gás de densidade baixa e chamado de gás ideal.
Na prática, entretanto, um gás comum, que chamaremos de gás real, sempre se afasta do comportamento de uma gás perfeito, principalmente sob pressões muito altas e/ou temperaturas muito baixas. Nesses casos, o volume do gás se reduz e as partículas se avizinham, passando umas a ”atrapalhar” o movimento das outras; como consequência, o comportamento do gás passa a contrariar a Teoria Cinética dos Gases.
No estudo do comportamento de um gás, consideramos o seguinte modelo:
As moléculas do gás movimentam-se caoticamente;
Os choques entre as moléculas e contra as paredes do recipiente são perfeitamente elásticos;
As moléculas não exercem forças entre si, excepto quando colidem;
As moléculas apresentam volume próprio desprezível em comparação com o volume ocupado pelo gás. O gás que obedece a este modelo é chamado gás perfeito ou gás ideal. Um gás real submetido a altas temperaturas e baixas pressões apresenta um comportamento que se aproxima ao de um gás ideal.
Leis Físicas dos Gases
Lei de Boyle- Mariotte: Quando o gás é mantido à temperatura constante, a sua pressão é inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
Lei de Gay-Lussac: Quando a pressão do gás é mantida constante, o seu volume é directamente proporcional à temperatura do gás.
Lei de Charles: Quando