gas natural
Ele não é novo. Na verdade, ele foi formado a milhões de anos mas apenas recentemente ele passou a ser explorado e comercializado.
A inglaterra foi o primeiro país a comercializar o gás, obtido a partir do carvão, para iluminar casas e ruas em 1785. Este gás não é o gás natural e é denominado de gás manufaturado.
Os EUA continua sendo o país que mais gera eletricidade com gás natural no mundo, sendo responsável por 21% da produção mundial.
Além disso, a geração de eletricidade a partir do gás natural é 3,9 vezes maior do que a energia gerada a partir do óleo.
Contudo, o índice de Herfindahl-hirschman de 27% de geração elétrica com gás demonstra uma maior concentração no uso desse insumo do que o óleo.
A figura abaixo mostra o consumo mundial de gás natural na geração de energia. Observa-se que o consumo deste combustível não foi afetado pela crise econômica mundial.
Gás Natural no Brasil A figura abaixo apresenta a evolução da produção e do consumo de gás natural no brasil.
Observa-se que a sua utilização começou na década de 90, mas o real crescimento só iniciou posteriormente com a entrada em operação do gasoduto Brasil-Bolívia em 1999.
Por outro lado, a evolução das reservas brasileiras provadas de gás está evoluindo conforme a próxima figura.
Observa-se que as reservas no mar estão crescendo, mas as reservas em terra estão decrescendo.
Isto significa que maiores investimentos serão necessários para a exploração dessas reservas.
Contudo, as reservas continuam concentradas no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo).
Como o gasoduto Brasil-Bolívia não está conectado ao Nordeste, esta região continua sem disponibilidade desta fonte de energia.
Consequentemente, a situação das térmicas a gás natural no Nordeste continua complicada.
Apesar