gas cianidrico
Formula: HCN
O gás cianídrico é um dos venenos de efeito mais rápido e letal, podendo matar em até três minutos em decorrência do bloqueio da cadeia respiratória. Esta, é uma sequência de reação de oxirredução que envolve diversos transportadores de elétrons, para os quais os provenientes da oxidação do substrato são sucessivamente transferidos, até que cheguem ao O2. O último dos transportadores, chamado de citocromo c oxidase, é o responsável pela transferência final de elétrons ao O2. Na estrutura desse transportador, há íons ferro 2+ e 3+. Tendo grande afinidade pelo Fe3+, o cianeto se liga rapidamente ao íon férrico da citocromo c oxidase, impedindo que retorne ao estado inicial (ferroso). Consequentemente, toda a cadeia respiratória é bloqueada e, por conseguinte, também a síntese de ATP (fornecimento de energia).
Além de ser um poderoso veneno, quando em contato com o ar e sob certas condições, torna-se altamente explosivo.
Outra característica do HCN é sua alta mobilidade e capacidade de penetração em qualquer substância ou material poroso, aí incluído paredes e muros (isto devido à sua baixa massa molecular).
O HCN é também altamente persistente em sua estabilidade. Quando aplicado em ambientes mal ventilados, adere em objetos úmidos mantendo sua ação nociva por horas e dias.
Outra característica do HCN é que ele reage quimicamente com o óxido de ferro formando o Azul da Prússia, um composto altamente estável que se manifesta através de manchas azuladas em paredes decorrentes da reação do HCN com o ferro utilizado na construção de objetos de alvenaria. A umidade atua como catalisador da reação. Antigamente, o azul da Prússia era utilizado na fabricação de tinta para escrever.
O HCN é sintetizado principalmente através da reação (na presença de calor (1 200°C) e catalisador (platina)):
2 CH4 + 2 NH3 + 3 O2 → 2 HCN + 6 H2O
Essa sintese é creditada a