Garota Indecisa
Biografia Luís Nicolau Fagundes Varela foi um poeta romântico e boêmio brasileiro, foi um dos maiores expoentes da poesia brasileira, nasceu em Rio Claro RJ, no dia 17 de agosto de 1841. Fez parte da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Seu trabalho apresentava temas como vanguardas, e movimentos importantes do século XX, também se inspirando na própria vida, transformando-a em obras que o levava a temas sobre a natureza, agonia, tristeza, solidão, paixões dentre outros. Filho de Magistrado Emiliano Fagundes Varela e Emília Andrade. Começou sua vida em 1860, em São Paulo, onde começou a Faculdade de Direito. Nesse ano publica seus primeiros trabalhos literários. Em 1861 é lançado seu livro de poesias "Noturnas". No mesmo ano apaixona-se por Alice Guilhermina Luande, filha de um dono de circo que estava em São Paulo. Vai com ela até Sorocaba e lá se casam no dia 28 de maio de 1862, casado apenas com 21 anos de idade. Com o fruto do casamento, nasce seu primeiro filho chamado Emiliano, que morre aos três meses de vida.
A Morte do mesmo inspira-o no seu mais famoso poema "Cântico do Calvário". No ano de 1865 se muda para Recife, onde vê por si mesmo o nacionalismo ali provocado. Nesse período, com a morte da esposa, volta pra São Paulo. Em 1866 volta para a faculdade, mas não vai a muitas aulas. Nesse ano, renuncia aos estudos e retorna para a sua casa paterna.
Diria, reafirmando sua vocação exclusiva para a arte, no poema "Mimosa", na boca duma personagem: "Não sirvo para doutor".
No ano de 1869 se casa com a prima Maria Belisária Lambert, do casamento nasceram duas filhas, Lélia e Rute. Seu terceiro filho, com mesmo nome de seu primeiro filho não sobrevive. Depois disso, era visto várias vezes bêbado. Bebendo e escrevendo, morreu ainda jovem, à custa do pai, muitas vezes no campo que era seu lugar favorito. Fagundes morreu na cidade de Niterói, RJ, com 33 anos de idade