Garnier e Howard
Questão 1 - Como são estruturadas as propostas das cidades industriais e das cidades jardins por Garnier e Howard? Explique, comparando-as em relação às estruturas propostas, e critique, se possível, caracterizando-as ideologicamente.
Ebenezer Howard observou as péssimas condições de vida na cidade e realizou um breve diagnóstico dos atrativos da cidade e do campo. A cidade era vista como o local das oportunidades, socialização e principalmente empregos, mas sofria devido à alta densidade demográfica, com condições precárias e insalubridade nos espaços. O campo era o espaço da natureza, da conexão com a terra, o mato, o vento, á água e as coisas que nos fazem bem, mas era também carente de oportunidades sociais e de infra-estrutura.
Para Howard, a alternativa estava em reconduzir o homem ao campo, e para isso seria necessário contrabalancear os atrativos. Ele argumentou que o equilíbrio viria da união da vida rural com a vida urbana, seria uma fusão do que há de melhor em cada uma delas, e a partir dessa união nasceria uma vida ideal.
O modelo da Cidade-jardim era composto por uma área total de 2400 hectares, sendo 400 hectares destinados à cidade e os demais as áreas rurais. Se tratava de uma estrutura radial, composto por 6 bulevares de 36 metros de largura do centro até a periferia, dividindo em 6 partes iguais, semelhante uma roda com 6 aros. No centro ficaria um imenso parque central, áreas de lazer, edifícios públicos, e o “Palácio de Cristal, que funcionaria para as atividades do comércio. Próximo ao palácio se encontrariam as casas mais amplas a mais adiante os lotes comuns. A cidade seria divida por uma grande avenida, e nos anéis externos estariam as atividades ligadas a produção, facilitando o escoamento de mercadorias junto a linha férrea. A cidade deveria ser limitada a 30 mil habitantes, excedendo tal capacidade deveria ser criada uma nova cidade próxima a essa ligada por estradas de ferro.
A proposta de Tony Garnier