Gargalos da Logística
A empresa Fiat do Brasil tem um grande trabalho logístico, e uma pesquisa feita com alguns dos gestores de logística da Fiat, foi para conhecermos um pouco do processo da organização sobre analise da cadeia de suprimentos, para conhecimento de processos envolvidos na produção de serviço ou um bem para analise de seus mecanismos e estratégias aos problemas logísticos.
Atualmente a CEVA possui contrato com o Grupo Fiat do Brasil, há mais de 15 anos, ela realiza a distribuição de peças bem como a reposição das mesmas, e estão inclusos além disso a armazenagem e distribuição em Betim-MG. Porem, alguns dos gestores da Fiat disseram que a mão de obra e a logística deixam muito a desejar em vários aspectos, e a Fiat tem aumentado sua produção, e estará produzindo em média, 300.000 automóveis por ano, e cada automóvel será composto com cerca de 7.000 peças vidas de outros fornecedores.
Devemos ressaltar que o processo logístico não se trata apenas do fluxo de materiais, mas também do fluxo de pessoas e informações. Também há o enorme transporte rotineiro de funcionários, produção e material, e em 2014 a Fiat terá em média 4.500 funcionários trabalhando, além disso haverão os fornecedores que somam em média mais 7.000 pessoas trabalhando no mesmo terreno e com isso terá um grande número de veículos para transporta toda essas pessoas mais o transporte de cargas e materiais de produção do Grupo Fiat. A grande maioria dos funcionários e fornecedores chegam em a Fiat em ônibus (em média 180 ônibus por turno são necessários para garantir que todos cheguem ao complexo), além disso entre visitantes, fornecedores, funcionários que utilizam carros e motos, chegam a fábrica mais de mil veículos por dia.
Foram identificados algumas formas de gargalos. O gargalo pode causar problemas na produção diária de uma empresa, como cumprimento de metas, prazos de entrega etc. alguns dos principais problemas identificados pela empresa que realiza a parte