Gare do oriente
A Gare do Oriente(Fig.1) é um marco da cidade de Lisboa, que serve de interface para metro, autocarro, comboio e construída para receber o evento da Expo98. Este poster pretende explicar qual o material utilizado para a construção desta obra fazendo especial enfase á cobertura da mesma (Fig.2).
A cobertura da Gare do Oriente foi construída em aço A42, e que depois de laminado e soldado forma um esquema de ramificações regular.. O aço A43 é uma liga de níquel. O níquel numa liga garante ao material melhores propriedades mecânicas e torna o aço em questão mais resistente à corrosão. Para o ambiente a que esta estrutura se encontra sujeito, o facto do aço A42 ser mais resistente á corrosão terá sido um factor importante a ter em conta na construção da cobertura do Gare do Oriente e daí a sua escolha.
A estrutura da Gare do Oriente pode ser dividida em duas, sendo uma a plataforma em si, e a outra a sua cobertura. A plataforma desta obra é feita por betão e uma das suas variações, o betão armado, a diferença entre os dois é que o betão armado é feito com armações metálicas (barras de aço). O betão por si só tem mais resistência face a forças de compressão, e com a inserção das armações metálicas faz com que a plataforma ganhe também mais resistência a forças de tração.
Fig.2 – Cobertura da Gare do Oriente (Lisboa)
Referências Bibliográficas: http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/armados.html http://www.metalica.com.br/parque-das-nacoes-estacao-do-oriente/ http://144.206.159.178/ft/1095/11034/211814.pdf http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/siderurgia.pdf