Garantia da Qualidade
1) Considerando os conceitos de garantia de Qualidade, o que é Qualidade no contexto de Farmacêutico?
Conjunto de propriedades e características de um produto, processo ou serviço, que lhe fornecem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas. Significa que os medicamentos devem ser fabricados e controlados segundo um conjunto de “boas práticas”, isto é, normas que, uma vez obedecidas, conduzem ao melhor resultado possível. É o produto ou serviço farmacêutico livre de deficiências. A qualidade é determinada pelas características do próprio produto como sua identidade, sua pureza, seu teor ou potência, as propriedades químicas, físicas e biológicas ou do seu processo de fabricação.
2) Em um mercado farmacêutico competitivo, grandes indústrias procuram se diferenciar para sobreviver. Zelar pela prevenção de defeitos é uma forma de manter a melhoria contínua da qualidade.
Para o conceito de qualidade, diferencie garantia de controle de qualidade dos produtos farmacêuticos.
O controle de qualidade é o conjunto de medidas destinadas a verificar a qualidade de cada lote de medicamentos e demais produtos (análises físico-químicas, microbiológicas e biológicas), para que satisfaçam às normas de atividade, pureza, eficácia e inocuidade. Refere-se também à amostragem, especificações, ensaios, procedimentos de organização, à documentação e aos procedimentos de liberação que devem assegurar que os ensaios necessários e relevantes sejam executados para garantir a qualidade do produto final. O controle de qualidade não deve limitar-se às operações laboratoriais, deve estar envolvido em todas as decisões relacionadas à qualidade do produto. Já a garantia da qualidade abrange a totalidade das providências adotadas com o objetivo de garantir que os medicamentos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos, para que possam ser utilizados para os fins propostos. Na fabricação e no fornecimento de medicamentos, o