Garanta seu sucesso
Tenha bem clara a sua área de atuação. Uma empresa existe para vender produtos e serviços. Quanto maior o seu leque de atuação menor a probabilidade de oferecer produtos e serviços de qualidade que
atendam plenamente as necessidades dos clientes a preços competitivos.
Quanto maior o leque de opções maior a carga de trabalho, e maiores serão as dificuldades de controle, maiores as necessidades de espaço, de pessoas e de emprego de capital.
ELABORE E PROPAGUE A VISÃO, MISSÃO E VALORES DA SUA EMPRESA
A visão mostra onde você quer chegar, o que vai estar acontecendo daqui a trinta anos com uma pequena empresa que está acabando de nascer. A missão é a proposta essencial, a razão da existência, aquilo que a empresa nasceu para fazer. Os valores são os pilares de sustentação, os princípios orientadores pelos quais todos que venham a integrar a empresa precisarão se guiar.
ELABORE O SEU PLANO DE NEGÓCIOS
Defina bem os critérios sobre produtos e serviços, o investimento necessário, os clientes potenciais, estudo da concorrência, dos fornecedores, previsão das dificuldades que a empresa poderá enfrentar e os planos de ação e de contingência para superar essas dificuldades. Faça pesquisa de mercado sobre o local, sobre a aceitação dos seus
produtos. Seja paciente nesta fase. Não se precipite.
NÃO ABRA UM NEGÓCIO PARA GANHAR DINHEIRO
Esse é um erro fatal. Muitas pessoas caem na armadilha de abrir um negócio porque "está dando dinheiro", porque um amigo iniciou um empreendimento, porque todo mundo está fazendo. Não se abre um negócio para ganhar dinheiro, mas porque você tem um produto ou serviço diferenciado, para o qual você tem vocação e está capacitado. A ideia por trás de um negócio é atuar numa área em que você é bom, algo que lhe dá prazer, algo que você pagaria para fazer. Dinheiro não é meta, dinheiro é consequência de metas atingidas.
SEJA RÁPIDO NAS SUAS DECISÕES
Uma vez tomada a decisão, parta para a