GANHO PESO- CORTICÓIDES
1652 palavras
7 páginas
MEDICAMENTOS ENVOLVIDOS NO GANHO DE PESO: CORTICÓIDESIntrodução
A natureza esteróide dos hormônios adrenocorticais foi estabelecida em 1937, quando Reichstein sintetizou a desoxicorticosterona. Posteriormente, foi claramente estabelecido que o córtex supra – renal elabora diversos hormônios, e que esse compostos diferem na sua quantidade de atividade reguladora metabólica (glicocorticóides) e eletrolítica (mineralocorticóides) inerente. As ações desses hormônios são exercidas em quase todas as células do corpo. Nos seres humanos, a hidrocortisona (cortisol) é o principal esteróide que regula os carboidratos, enquanto a aldosterona é o principal esteróide que regula os eletrólitos (CRAIG, 2011).
Os glicocorticóides (GC) são fármacos amplamente usados em função de seus efeitos imunossupressores e antiinflamatórios no tratamento de muitas doenças reumáticas, além de outras doenças inflamatórias. Contudo, seu uso é muitas vezes limitado por numerosas reações adversas que provoca (ANTI, 2009).
Os glicocorticóides pertencem à classe dos hormônios esteróides, com um núcleo básico, podendo ser naturais ou sintéticos. Esses fármacos exercem profundos efeitos sobre quase todos os sistemas orgânicos e, em decorrência de suas ações diversificadas, encontram-se entre as classes de substâncias mais amplamente utilizadas na terapêutica (DAMIANI, 2007).
O ganho de peso está associado à função primaria que os corticóides exercem no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Esses hormônios atuam aumentando não só o apetite, mas também a taxa de glicose no sangue (uma resposta que esta diretamente associada à preparação do organismo para eventos de stress). Isso gera não só um ganho de peso como também a piora ou leva ao desenvolvimento do quadro de diabetes tipo II (insulina resistente) em longo prazo (ALBUQUERQUE, 2011).
Objetivo Geral
Pesquisar e analisar os medicamentos envolvidos no ganho de peso especificamente os corticoides
Objetivos Específicos
-Avaliar o