Gangues da América Central
Uma das gangues mais conhecidas da América Central, Mara Salvatrucha (MS-13), tem cerca de 70 mil membros que atuam nas áreas urbanas e suburbanas. A MS-13 originou-se em Los Angeles em 1960 e depois se espalhou para outras partes dos Estados Unidos, Canadá, México e América Central. As atividades do grupo chamaram a atenção do FBI e do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, que têm realizado incursões e prendido centenas de seus membros. O FBI chama a MS-13 de “a gangue mais violenta da América”.
A MS-13 é particularmente ativa no condado de Los Angeles, na Área da Baía de São Francisco, em Washington DC, em Long Island, na cidade de New York e em Boston. Seu código de conduta inclui vingança feroz e retribuição cruel. Os membros deste grupo foram originalmente recrutados pelo Sinaloa em sua batalha contra os cartéis mexicanos Los Zetas na guerra das drogas no sul da fronteira dos EUA.
Muitos membros de gangues que vivem nos EUA foram deportados de volta para El Salvador, Honduras e Guatemala, agravando os problemas sociais críticos nestes países. Eles levaram consigo crack e cocaína e, consequentemente, os crimes relacionados com drogas logo aumentaram acentuadamente. Os membros de gangues deportados dos Estados Unidos ampliaram os grupos locais e encontraram recrutas fáceis entre os jovens locais marginalizados. Hoje, a maioria dos membros tem cerca de 20 anos, enquanto seus líderes estão na casa dos 30-40 anos.
As batalhas das gangues com a polícia pelo controle dos bairros das