Gametogênese e Fecundação
Gametogêneses é um processo que ocorre nas gônadas, que são órgãos produtores dos gametas, as células responsáveis pela transmissão dos cromossomas dos pais na fecundação. A gônada masculina é o testículo. A gônada feminina é o ovário. Em animais que se reproduzem sexuadamente que se da à formação de células sexuais chamadas de gametas, a espermatogênese em espécimes do gênero masculino, originando os espermatozoides e orogêneses ou ovulo gênese em espécimes do gênero feminino, que da origem ao óvulo.
Durante o processo da gametogênese, as células germinativas sofrem meiose, ou seja, suas células são dividas, produzindo os gametas que são células haploides que contem um cromossomo de cada par de homólogos, dando características que contem um cromossomo de cada par. (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação).
A gametogênese é considerada um processo evolutivo de maior variedade em uma espécie e isso ocorre em razão de varias combinações existentes no momento da separação dos cromossomos homólogos e também devido a permuta do fenômeno genético “crossing-over” (fase da divisão meiótica).
Em alguns casos raros não acontece meiose durante a formação dos gametas, com, por exemplo, as abelhas, se um óvulo não é fecundado por nenhum espermatozoide, ira se desenvolver por mitoses consecutivas que origina um embrião em que todas as células são haploides que originara um individuo do sexo masculino.
O desenvolvimento de um gameta sem que haja fecundação chama-se partenogênese.
Em linhas gerais, a gametogênese masculina (ou espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese ou ovulogênese) seguem as mesmas etapas.
Espermatogênese
Processo de formação dos espermatozoides. Suas fases são a germinação que as espermatogonias dividem-se ativamente por mitose. O crescimento que as espermatogonias param de se dividir e crescem sendo denominadas de espermatocito I ou