Gametas
As células que dão origem aos gametas, chamadas células germinativas primordiais (CGPs), são encontradas até a quarta semana na parede do saco vitelínico e a partir de então iniciam a migração, por movimento amebóide, e fixam-se na parede dorsal do corpo, local em que irão formar as gônadas.
2. Aonde acontece a gametogênese feminina? E a masculina?
A ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogônias, e tem início ainda no embrião, porém só é completado durante a puberdade. A espermatogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos espermatozóides. Os espermatozóides são células sexuais especializadas que possuem metade dos cromossomos paternos, graças à meiose.
3. Descreva a espermatogênese.
Processo que abrange a formação dos gametas masculinos, nas gônodas masculinas (testículos).
4. O que é espermiogênese? Descreva-a.
É o processo pelo qual as espermátides são convertidas em espermatozoides.
5. Que células compõem o epitélio germinativo masculino?
Neste epitélio germinativo é que se encontram as células de Sertoli e as células da linhagem espermatogênica.
6. Quais são as funções das células de Sertoli?
Essas células têm a função de produzir um fluido que, através de sua correnteza, leva os espermatozóides; de dar suporte e coordenar a nutrição dos espermatozóides em formação, por meio da regulação da passagem dos nutrientes trazidos pelo sangue; e de fagocitar e digerir os restos de citoplasma que se desprendem das espermátides.
7. Descreva morfologicamente o espermatozóde.
A cabeça é a maior parte e contém o núcleo haplóide e o acrossoma, organela em forma de capuz que contém várias enzimas importantes para a fertilização, pois facilita sua penetração ovular. O colo é a região que une essas duas estruturas. A cauda é constituída por três segmentos: a peça intermediária, peça principal e peça terminal. Essa estrutura, formada a partir dos centríolos, favorece a motilidade durante a