GAMA
DE SÃO PAULO
Laboratório de Eletricidade e Magnetismo:
Osciloscópios
Instituto de Física de São Carlos
Instrumentos de Medidas II
Osciloscópios
Nesta prática iremos nos familiarizar com o uso de osciloscópios, mostrando algumas das funcionalidades desses instrumentos. Através de exemplos específicos mostraremos como medir em tempo real sinais elétricos (correntes e tensões). Também utilizaremos estes equipamentos para medir a curva V x I característica de resistores e de diodos semicondutores. Neste texto usamos o osciloscópio Tektronix 2205 como modelo para discussão, porém todos os osciloscópios comerciais que operam nesta faixa de freqüência possuem as mesmas funções básicas. Portanto toda discussão pode se estendida para qualquer outro modelo de osciloscópio.
Quando for usar os dois canais do osciloscópio, conecte sempre os terminais terras no mesmo ponto do circuito.
Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.
I. O osciloscópio analógico
Os osciloscópios são instrumentos que permitem medir a dependência temporal de tensões. Na maioria dos osciloscópios essa dependência é visualizada em um tubo de raios catódicos (mostrado na figura 1), no qual um feixe de elétrons produzido por um filamento aquecido é acelerado por uma fonte de alta tensão. O sistema de deflexão constituído por placas paralelas desvia o feixe horizontalmente e verticalmente. A visualização da variação temporal do sinal elétrico é obtida através uma tela fosforescente que se ilumina no ponto em que o feixe de elétrons nela colide. Essa tela possui divisões para facilitar a leitura e medidas quantitativas.
1
UNIVERSIDADE
DE SÃO PAULO
Laboratório de Eletricidade e Magnetismo:
Osciloscópios
Instituto de Física de São Carlos
Ponto brilhante e c b
d f d c
a
Vácuo
Figura 1 – Desenho esquemático do tubo de raios