Galáxia e o sistema solar na Via-Láctea e o Planeta Terra no sistema solar
As Galáxias contêm quantidades variadas de sistemas e aglomerados estelares e de tipos de nuvens interestelares. Entre esses objetos existe um meio interestelar esparso de gás, poeira e raios cósmicos. A matéria escura parece corresponder a cerca de 90% da massa da maioria das galáxia. Dados observacionais surgem que podem existir buracos negros supermaciços no centro de muitas, se não todas as galáxia. Acredita-se que eles sejam o impulsionador principal dos núcleos galácticos ativos – região compacta no centro de algumas galáxias que tem uma luminosidade muito maior do que a normal. A Via láctea parece possuir pelo menos um desses objetos.
As galáxia foram historicamente caractérizadas segundo sua forma aparente, usulmente referida como sua morfologia visual. Uma forma comum é galáxia elíptica, que tem um perfil de luminosidade em forma de eclipse. Galáxiasespirais têm forma de disco, com braços curvos. Aquelas com formas irregulares ou não usuais são conhecidas como gaçáxias irregulares e se originaram tipicamente da disrupção pela atração gravitacional de galáxias vizinhas. Essas interações entre galáxias, que podem ao final resultar na sua junção, ás vezes induzem o aumento significativo de incidentes de formação estelar, levando ás galáxias starburst. Galáxias menores que não têm uma estrutura coerente são referidas como galáxias irregulares.
Exitem provalvelmente mais de 170 bilhões de galáxias no universo observável. Em sua maioria elas possuem de 1.000 a 100.000 parsecs de diâmetro e são separadas por distância da ordem de milhões de parsecs.
O espaço intergaláctico é preenchido com um gás tênue com uma densidade média de menos de um átomo por metro cúbico. A maior parte das galáxia está organizada numa hierarquia de associações conhecidas como grupos e aglomerados, os quais por sua vez formam seperaglomerados maiores.Numa escala maior, essas associações são geralmente organizadas em