Galvanização (trocar nomes)
FELIPE KENNEDY E YANN FERNANDES
2ºB
GALVANIZAÇÃO
SÃO PAULO
2013
FELIPE KENNEDY E YANN FERNANDES
GALVANIZAÇÃO
Trabalho apresentado como parte dos requisitos exigidos na disciplina de Química sob a orientação do profº. Hélio Campos
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO..............................................................................................4
2 – GALVANIZAÇÃO..........................................................................................5
3 – CONCLUSÃO...............................................................................................6
4 – REFERÊNCIAS............................................................................................7
INTRODUÇÃO
O processo de eletrodeposição, denominado galvanoplastia, trata-se de um processo de revestimento de materiais condutores, ou não condutores, por metais a partir de uma solução contendo íons destes metais. Esse processo gera, como consequência, efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões gasosas, com considerável grau de toxicidade.
Basicamente, o processo de galvanoplastia envolve uma sequência de banhos consistindo de etapas de pré-tratamento, de revestimento e de conversão de superfície. Entre estas etapas, a peça sofre um processo de lavagem.
Desta forma, são originados efluentes líquidos, emissões gasosas e resíduos sólidos que necessitam de tratamento específico. Dependendo dos procedimentos adotados durante o processo, é possível obter-se uma minimização do consumo de água utilizada no processo bem como uma redução no volume de solução arrastada entre processos.
GALVANIZAÇÃO
A galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. Trata-se de um processo de revestimento de superfícies por meio da eletrólise onde o