Galpões infláveis
4. DEFINIÇÃO E HISTÓRICO
Estrutura Inflável é uma membrana pneumática sustentada por ar pressurizado no interior de elementos de construção inflados, os quais são moldados para suportar cargas de uma forma tradicional, enquanto o volume encerrado de ar de construção se mantém à pressão atmosférica normal.
Das velas de barco aos pneus de carro, passando pelos dirigíveis, a idéia de uma estrutura inflável, não é tão contemporânea como parece, a primeira tentativa conhecida de aplicar os princípios dos balões a estruturas arquitetônicas se deve ao engenheiro inglês Frederick Willian Lanchester que em sua patente em 1917 de um hospital de campanha, citava os princípios fundamentais da construção inflável suportado por ar.
Devido a falta de materiais e de técnicas apropriadas para realizar o projeto, passaram-se 30 anos ate que a primeira estrutura inflável fosse construída.
Em 1946, o Cornell Aeronautical Laboratory, dirigido por Walter Bird nos Estados Unidos optou por cobrir uma antena radar com uma estrutura pneumática que oferecia um mínimo de resistência à passagem de ondas de radar e que oferecia proteção às intempéries. Após a construção do protótipo, foram construídas mais 100 estruturas no Norte Estados Unidos para a mesma finalidade,foram feitas a partir de membranas resistentes e fibras sintéticas como o nylon ou terylene coberto com uma camada de vinil sintético, neoprene ou hypalon, capaz de resistir a exposição severa para o exterior.A estrutura ainda se situava na posição vertical, com pressão pneumática diferença (em relação à atmosférica) de apenas 70 mm de pressão.