galileu e ciencia moderna
A escola e o Conhecimento Fundamentos Epistemológicos e Político
Em primeiro momento, Comenius traz uma critica em relação a educação e das desordem dos métodos usados nas escolas desde muitos anos. Fala ainda que são de responsabilidades do individuo.No texto vai ta trazendo três concepções em relação a escola uma forma de olhar a profissão ou seja, refletir a forma de como o professor esta levando sua profissão.
A relação sociedade/escola: alguns apelidos circunstanciais
Uma concepção da relação entre escola e sociedade que é muito presente, muito comum entre os educadores e que foi dominante no Brasil e, mesmo com algumas superações, ainda persistente no dia a dia pedagógico; apelidada de otimismo ingênuo. na relação com a sociedade,a compreensão é a de que a educação seria alavanca do desenvolvimento do progresso. Já na Pessimista Ingênua, o estado tem todo um poder se torna um instrumento da dominação defende a ideia de que a função da escola e a de reprodutora da desigualdade social. A escola sofre uma determinação absoluta da sociedade e ou melhor elite.No Otimismo critico deseja apontar a natureza contraditória das instituições sociais e, ai a possibilidade de mudanças; educação, dessa maneira, teria uma função inovadora. A escola pode, sim servir para reproduzir as injustiças, mas, concomitamente, é também capaz de funcionar como instrumento para mudanças; as elites a utilizam para garantir seu poder mas, por não ser asséptica, ela também serve para enfrenta-las.
TEXTO: sociais população, formação histórica colonizada, poderes públicos etc, mas ele nos alerta para as causas intra escolares onde o professor pelo fato do aluno não ter tido êxito na sala de aula como reprovação falta de atenção assimilado conteúdo na sala de aula ele tem que ser punido e considerado burro.
Paulo Freire: Em pedadogogia da Autonomia; “sobre necessário a pratica educativa, referindo-se ao fato de que ensinar exige reconhecer que a educação é ideologia”.