Galileu- Queda Livre- Lançamento Vertical
Somente no século XVII d.C. que o físico e astrônomo Galileu Galilei contestou as idéias de Aristóteles. Galileu desenvolveu um método que ficou conhecido como método científico e que incluía a experimentação para testar e comprovar suas hipóteses.
Mesmo após as evidências de suas experiências, muitos dos seguidores de Aristóteles não se convenceram, e Galileu foi alvo de perseguições em razão de suas idéias revolucionárias.
Galileu demonstrou experimentalmente suas idéias a respeito da queda dos corpos. Ele subiu no alto da torre de Pisa e deixou cair várias esferas de pesos e tamanhos diferentes, verificando que chegavam ao solo praticamente no mesmo instante. Galileu concluiu que alguns corpos demoram mais para cair por causa do efeito do ar, mas que no vácuo, corpos abandonados juntos da mesma posição chegam ao solo juntos e com a mesma velocidade.
O movimento de queda livre pressupõe a ausência de forças dissipativas (atrito, empuxo, etc.)
Na ausência do ar todos os corpos, localizados numa mesma região caem com mesma aceleração. Dessa forma, podemos afirmar que corpos abandonados da mesma posição e da mesma altura caem juntos, independentemente de suas massas ou pesos.
Na verdade a queda livre só pode ser obtida em laboratório, pois não é possível evitar a resistência do ar. Mas para quedas de pequenas altitudes e corpos de pequenas dimensões, por aproximação podemos considerá-las queda livre.
Dessa forma, um elefante e uma pluma, desde que abandonados da mesma posição e no mesmo instante, caem juntos. Mesmo que não fossem abandonados no mesmo instante, ao passarem por certa posição teriam a