Galileu Galileu e a Inquisição
Anna Carolina Bittencourt Leonardo Tartari
Luiz Fernando Porto Mariana Cordeiro
Defesa de Galileu Galilei
Relatório
Galileu Galilei, nascido na cidade italiana de Pisa, em 1564, foi excelente aluno na escola dominical de Vallombrosa e teve intenção de ingressar no monastério. Seu pai, no entanto, não permitiu e inscreveu-o na Universidade de Pisa para estudar medicina, a qual abandonou 2 anos depois para estudar matemática, contra a vontade do pai.
Com seu pai ainda insatisfeito, Galileu abandonou a universidade em 1585, sem obter o título e foi para Florença, onde deu aulas particulares para sobreviver e continuou os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática, o que mostra seu comprometimento com as coisas que acredita. Dedicou-se, então, por conta própria aos novos estudos, mantendo um contato permanente com os intelectuais da cidade que freqüentavam a casa paterna, o que enriqueceu bastante sua formação filosófica e literária.
Prosseguindo suas experiências, notadamente no campo da mecânica aplicada, Galileu inventou uma balança hidrostática, sobre a qual escreveu um tratado, que terminou por atrair a atenção do grão-duque da Toscana, Fernando de Medici.
Três anos mais tarde, o cientista transferiu-se para Pádua, onde viveu 18 anos, e aí realizou a parte mais importante de sua obra: a formulação das leis do movimento dos corpos em queda livre e dos projéteis, e a defesa do sistema heliocêntrico do Universo.
No entanto, Galileu foi acusado injustamente de ter violado a liminar do Cardinal Bellarmine, de 1616, por ter divulgado a teoria de Copernico (que diz que "o Universo ocupa um espaço finito, limitado pela esfera das estrelas lixas, ao centro do qual encontra-se, imóvel, o Sol. Ao redor deste astro giram, sucessivamente, os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, enquanto a Lua se move em torno da Terra. E a aparente revolução diária do firmamento terrestre é uma conseqüência do movimento de