Galileu Galilei
Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália, no ano de 1564. Ele tornou-se um grande físico, astrônomo e matemático que acabou contribuindo para uma grande revolução na ciência que ocorreu nas primeiras décadas do século XVII. Ele é inclusive considerado por muitos como um dos fundadores da Física.
Galileu afirmava que a “Matemática era a linguagem da natureza” e, com isso, queria dizer que todas as hipóteses levantadas pelos cientistas deveriam ser verificadas por meio da realização de experimentos e de cálculos. Dessa forma, os cientistas não deveriam dizer apenas o que achavam sobre o assunto, mas comprovar por meio de métodos científicos. E Galilei realmente realizou muitos experimentos e observações importantes que mudaram a forma de ver os objetos ao nosso redor e até mesmo o Universo.
Uma das descobertas de Galileu Galilei, por exemplo, foi a de que todos os corpos, independentemente de seu peso, caem juntos quando abandonados a certa altura.
Contexto histórico no qual Galileu está inserido é o Renascimento (séc. XIII-XVII), período marcante na história da Europa. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar de estas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.
Frases de Galileu Galilei: - "A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo". - "Meça o que é mensurável e torne mensurável o que não é". - "Todas as verdades são fáceis de entender, uma vez descobertas. O