Galileu Galilei
Em 1592, ainda devido à influência de Guidobaldo del Monte, conseguiu a cátedra de matemática na Universidade de Pádua, onde passou os 18 anos seguintes. Nesta universidade ensinou geometria, mecânica e astronomia. Em Pádua, descobriu as leis do movimento parabólico. E conquistou reputação internacional e suas aulas eram frequentadas por até mil alunos.
Imagens:
balança hidrostática: se baseia no princípio de Arquimedes (um corpo perde aparentemente um peso igual à quantidade de líquido ou gás deslocado) compasso geométrico: instrumento para desenhar circunferências além de servir para marcar um segmento numa recta com comprimento igual a outro segmento dado termómetro de Galileu: a densidade de um líquido, e logo também a força de impulsão por este exercida, depende da temperatura relógio de pêndulo: determinando que o seu período não depende da massa, mas apenas do comprimento do fio.
Galileu não inventou o telescópio, porém o aperfeiçoou sendo o primeiro a fazer uso científico do instrumento, ao fazer observações astronómicas com ele. Descobriu assim que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas, descobriu ainda os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua. Todas essas descobertas foram feitas em 1610 e comunicadas ao mundo no livro Sidereus Nuncius ("O Mensageiro das Estrelas") A observação dos satélites de Júpiter, levaram-no a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.
A publicação do Sidereus Nuncius suscitou reconhecimento, mas também diversas polêmicas. Com a acusação de haver se apossado, com o telescópio, de uma descoberta que não lhe pertencia, foram postas em dúvida também a realidade de suas descobertas.
Galileu foi defensor do heliocentrismo de Copérnico, e