gaiola de farode

501 palavras 3 páginas
Gaiola de Faraday
Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss)
-No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que colocou um isolante e uma cadeira de madeira e sentou-se, deu-se uma descarga elétrica,e nada o aconteceu, e provou que um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica pois os elétrons se distribuem em sua parte exterior da superfície.
O principio de funcionamento de uma Gaiola de Faraday consiste em dividir o mais vezes possível a corrente resultante de uma descarga atmosférica por meio de uma rede de condutores. Este tipo de sistemas asseguram uma dissipação eficiente da corrente associada ao processo da descarga.

A concepção de uma Gaiola Faraday consiste na construção de uma malha de condutores de forma a criar um meio equipotencial, isto é, como os condutores estão todos ligados entre si, não existe nenhuma diferença de potencial entre os condutores. Pela equipotencilização das malhas, a Gaiola de Faraday minimiza os riscos de sobretensões induzidas, habitualmente geradas por diferenças de potencial e que danificam os equipamentos mais sensíveis.

Na construção de uma Gaiola de Faraday implica a utilização de diferentes acessórios, em que as pontas captoras e os condutores tem uma preponderância muito elevada na sua concepção. Assim sendo, a definição da malha e dos materiais é muito importante para a eficácia do sistema de protecção. A Novalec dispõe de técnicos com experiência e conhecimentos neste tipo de sistemas de protecção que permitem apoiar todo o tipo de clientes, quer sejam instaladores, projectistas ou clientes finais.
Você já parou para pensar porque equipamentos como aparelhos de rádio, videocassetes,

Relacionados