Gaguez
O que é a gaguez?
A gaguez é um distúrbio na fluência da fala e o ritmo da mesma. Uma pessoa com este distúrbio não tem controlo sobre como fala.
Caracteriza-se pela demora na emissão das palavras ou pelo prolongamento anormal dos sons. Poderão surgir hesitações, repetições, substituições de palavras, alterações respiratórias e articulatórias que podem prejudicar o discurso, conduzindo a sentimentos de ansiedade e angústia tanto a quem fala como a quem ouve. É comum a existência de comportamentos de fuga às situações de fala, tiques, espasmos faciais, suores, movimentos da cabeças, tremores e tensão muscular generalizada.
Cerca de 1% da população mundial sofre diariamente na pele as dificuldades causadas pela gaguez.
Considerado o distúrbio mais dinâmico da comunicação, devido ao facto de em muitos casos a gaguez ser temporária e também por se intensificar consoantes diversas situações da nossa vida, não é um distúrbio constante.
Embora não haja razão comprovada, a probabilidade de as mulheres sofrerem de gaguez é menor que a dos homens
Causas da gaguez
1. Genética – Existe uma tendência genética para o desenvolvimento da gaguez. Cerca de 40% das pessoas com gaguez deriva de causas genéticas. Usamos o termo tendência porque apesar de a gaguez poder ser hereditária não significa que ela tenha que se manifestar necessariamente.
2. Neurológica – As pessoas fluentes têm o lado esquerdo mais ativo ao passo que as pessoas que sofrem de gaguez têm maior atividade no lado direito. Acredita-se que é possível que as pessoas gagas tenham algum tipo de desfasamento entre a área de preparação e a de execução da linguagem no lado esquerdo do cérebro.
3. Neuroquímica – Ainda sem conclusões científicas, pode existir uma concentração de dopamina em excesso que provoque esta disfunção.
4. Psicológica – A ansiedade e problemas emocionais e psicológicos são fatores que podem estar associados a uma tensão e nervosismo que provocam que a fluência da fala seja