gado
Importância econômica
É originário da ilha de Guernsey, Admite-se a hipótese de que seja derivado do cruzamento do gado Bretão com o Normando. O Guernsey é um gado que goza de muita popularidade, tendo sido exportado para a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil e outros países. Esta raça altamente especializada na produção de leite com alta porcentagem de gordura.
Funções zootécnicas
A Vaca Guernsey possui uma conformação tipicamente leiteira. Com um úbere grande, bem conformado e irrigado, é especializada na produção de leite gordo, por isso, classificada como raça manteigueira. É considerada mais rústica que a Jersey. Sua longevidade é notável, servindo na reprodução até avançada idade. Nos cruzamentos revela grande prepotência na transmissão de suas qualidades. Sua criação tem sido recomendada ao lado de vacas de leite magro para operar misturas de compensação. A pelagem é malhada predominantemente q cor amarela com suas variações. As extremidades dos membros, o úbere, o ventre e a vassoura da cauda são sempre brancos. Na fronte o branco aparece em forma de escudo ou de estrela; ao redor do espelho nasal e dos olhos, os pêlos são mais claros; a mucosa do focinho é alaranjada, como a pele da face interna das orelhas, do úbere e da bolsa escrotal; a pele é amarela, fina e coberta de pêlos finos e brilhantes.
Possui pescoço comprido em ambos os sexos, côncavo, no bordo superior das fêmeas, convexo nos machos, possuindo uma pequena elevação; possui barbela de tamanho reduzido.
A cabeça é de tamanho médio, com perfil côncavo, chifres pequenos, finos de cor amarela, dirigidos para frente e para cima; os olhos são grandes; as orelhas são de tamanho médio, finas e cobertas de pêlos; o espelho nasal é largo e possui narinas bem abertas.
O corpo é delicado, descarnado e bem característico de animais voltados para a produção de leite; o peito é estreito; o tórax é pouco profundo; a garupa é ampla; as ancas são salientes; os