Gado de Leite e de Corte
Gado de Leite e
Gado de Corte
Ariquemes 2011
RO
Introdução
Nos últimos 50 anos, percebe-se uma tendência de certos produtores da manutenção dos animais em algum tipo de confinamento devido ao aumento do tamanho do rebanho e intensificação de suas atividades e/ou procurando melhorar o conforto térmico para animais de elevada exigência. Com bastante freqüência, os animais permanecem sobre piso de concreto durante toda sua vida produtiva. Certamente, os sistemas de confinamento em muito diferem daqueles onde o animal tem acesso às pastagens. Desta forma, com os sistemas de confinamento apareceram novos problemas, mas também novas oportunidades para manejar rebanhos leiteiros com melhor conforto, permitindo melhores níveis de produção sem comprometer aspectos reprodutivos e de saúde geral dos animais.
Instalações de cercas elétricas para gado de corte
A cerca elétrica também tem encontrado muita resistência por parte dos produtores e funcionários, mas, quando se utiliza materiais de boa qualidade e a construção é criteriosa, a sua eficácia é muito alta. Critérios como qualidade do aterramento, dimensionamento do aparelho eletrificado, vida útil do material, utilização de fio negativo, proteção contra descargas elétricas (raios) e uso de linha-mestra são muito importantes para o bom resultado deste tipo de cerca.
Dentre as principais vantagens da cerca elétrica podemos citar:
-Fácil e rápida construção;
-Facilita o manejo;
-Amansa os animais;
-Versátil;
-Viável economicamente.
Dicas práticas para um bom funcionamento e vida útil da cerca
Aterramento:
Este é um dos pontos-chave para o sucesso da cerca elétrica. O número de hastes deve variar de acordo com o tamanho do aparelho, mas deve ter no mínimo 3 hastes. Existe um teste que indica a quantidade necessária para aterrar cada aparelho em cada tipo de solo. Consiste em medir a voltagem no aterramento após colocar 3 hastes em