gaby
Núcleo de Extensão em Administração – NEA
Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar – Rede InovarH-Ba
Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde (EAD)
Módulo: Gestão de Pessoas
Fonte: http://leonardosantanna.wordpress.com
ESTUDO DE CASO – UNIDADE I
O FATO:
DECISÕES SUPERIORES E SEUS REFLEXOS NA AMBIÊNCIA FÍSICA E RELACIONAL DE UMA DETERMINADA ORGANIZAÇÃO PESTADORA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Uma determinada organização prestadora de serviços de saúde situava-se em local estratégico, no que se refere ao centro do poder decisório do sistema de saúde. No entanto, por decisão superior, teve seu espaço físico ocupado por outra organização, o que obrigou a sua transferência para um local, longe do chamado “centro das decisões”, sem que a própria Diretoria, Coordenações, equipe técnica e administrativa fossem convidadas a opinar e decidir.
Pode-se, inclusive, afirmar que a decisão superior foi coroada com uma atitude e gesto um tanto estranho por parte do(a) gestor(a) da outra organização que adentrou o espaço físico e dirigindo-se à Direção, que se encontrava despachando com alguns servidores, disse em tom enfático: “Quero que desocupem este espaço imediatamente!!!! Façam isto logo e já, pois agora este espaço não mais lhes pertence!!!!” E assim saiu da mesma forma abrupta que adentrou a sala, sem promover nenhuma relação dialógica com a Direção e respectivos colaboradores.
A primeira reação dos trabalhadores foi de revolta e houve uma tentativa de mobilização para manifestação expressa por meio de ABAIXO-ASSINADO, porém a iniciativa não logrou o êxito desejado, pois alguns colaboradores apreciaram a decisão da mudança, visto que o novo local indicado situava-se próximo às suas residências e centro de serviços.
Diante da decisão superior, a mudança teve, portanto, que ser realizada em caráter “urgente, urgentíssimo”. Coube ao responsável