GABRIELPEREIRA MAURICIOMORAES RC1N15
2628 palavras
11 páginas
Aprofundando conhecimento sobreSistemas Operacionais
Gabriel J. Pereira, Mauricio Moraes
FATEC – Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas
Curso superior de Redes de Computadores – Disciplina de Sistemas Operacionais
Gabriel.jesus.pereira@hotmail.com, mauriciotecinformatica@gmail.com
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo principal o aprofundamento no conhecimento relacionado a três sistemas operacionais, são eles: Windows 2000, Open Solaris e Lubuntu, e a utilização de ferramentas que auxiliam este tipo de estudo onde é necessário não somente revisão bibliográfica, mas também a análise dos sistemas em funcionamento.
Os principais tópicos abordados com relação a estes sistemas operacionais são: histórico, características técnicas, aplicações nativas, ferramentas, requisitos de funcionamento, licença e tudo que possa diferenciá-los.
LUBUNTU
1. HISTÓRICO
Lubuntu é um sistema de operação rápida e leve, onde seu núcleo de sistema é baseado em Linux/Ubuntu. Lubuntu usa o ambiente de trabalho mínimo LXDE, e uma seleção de aplicações. Se concentra em velocidade e eficiência energética. Devido a isso, lubuntu tem requisitos muito baixos de hardware. Lubuntu foi fundada por Mario Behling e atualmente é desenvolvido principalmente por Julien Lavergne.
Lubuntu é destinado a usuários de PC e laptop rodando em hardware de baixo desempenho, isso significa que ele é preparado e desenvolvido para computadores de baixo de especificação. 2. APLICAÇÕES
Com base no peso leve ambiente desktop LXDE.
Pcmanfm, um gerente de arquivos rápido e leve usando GIO / gvfs.
Openbox, o padrão Windows gerente rápido e extensível do LXDE.
LightDM, usando a saudação GTK simples
Firefox, navegador de fama.
2.1 LXDE
"Lightweight X11 Desktop Environment", é um ambiente de trabalho extremamente rápido e de poupança de energia. É mantido por uma comunidade internacional de desenvolvedores e vem com uma bela interface, suporte a vários idiomas, atalhos de teclado padrões e características