gabriela
8º Ano do Ensino Fundamental
TEXTO 1
TRABALHADOR NÃO É MÁQUINA
A vida de um desempregado é horrível, porque na nossa sociedade tudo depende do trabalho: salário, contatos profissionais, prestígio e (quando se é católico) até o resgate do pecado original é o bilhete de ingresso para o paraíso.
Portanto, se falta o trabalho, falta tudo.
Mas corre-se o risco de que o problema do desemprego coloque em segundo plano o problema de quem tem emprego. Com uma freqüência sempre maior, a vida do trabalhador é transformada num inferno, porque as organizações das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz.
DE MAISI, Domenico. In: O ócio criativo.
Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
QUESTÃO 01
Quanto à tipologia, o texto que você acabou de ler é:
A–(
B–(
C–(
D–(
)
)
)
)
tipologia descritiva tipologia narrativa tipologia argumentativa tipologia explicativa
TEXTO 2
Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos.
Muitos de nós estamos muito mais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo.
QUESTÃO 02
Em relação às idéias do texto 2, assinale a opção INCORRETA.
A–(
B–(
C–(
D–(
) A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças.
) O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com os familiares.
) O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior.
) O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares mais próximos.
TEXTO 3
Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas