Gabriel
b) Intra-pulmonares:
· volume pulmonar: Quanto maior volume, maior o raio das vias aéreas e menor resistência.
· retração elástica: Quanto maior o volume, maior retração elástica, maior raio das vias e menor resistência.
· Tônus da musculatura lisa: Quanto menor o tônus, maior raio do brônquio e menor resistência. O tônus é controlado pelo sistema nervoso autônomo sendo que o simpático diminui o tônus e o parassimpático faz o inverso. Na asma brônquica o tônus está aumentado.
· Densidade e viscosidade do gás: Quanto menor densidade, maior velocidade e a menor resistência.
· Ponto de igual pressão: Entre pleura e brônquio. A pressão vai caindo enquanto o ar percorre o sistema canalicular. Numa expiração normal a Ppl é negativa (Ppl) e a pressão de retração elástica (Pre) é positiva. Assim, a pressão alveolar (Pa) é positiva e equivale a mais ou menos 5 mmHg. Numa expiração forçada, geramos Ppl positiva em relação à Patmosférica. Com isso a força exercida pela Ppl passa a agir de forma contrária ao processo normal, ou seja, da pleura para o alvéolo e, com isso, a PA aumenta muito já que é a somatória de Ppl e Pre e a primeira encontra-se positiva.
Gerar-se-a um ponto de igual pressão entre pleura e brônquio e, a partir daí, a Ppl será maior que a pressão no brônquio, tendendo ao colabamento do brônquio que, obviamente, terá sua resistência aumentada.
Respiração
É a função fisiológica que regula as trocas gasosas no organismo entre o meio externo e interno, contendo três etapas reguladas por mecanismos fisiológicos próprios:
· Ventilação
· Difusão
· Perfusão
a. Ventilação:
Fase mecânica de renovação e distribuição de ar intrapulmonar, caracterizada por movimentos fásicos de entrada e saída e regulada pelo