Gabriel García Márquez
Nasceu a 6 de março de 1927 em Aracataca, na Colômbia e faleceu aos 87 anos, no dia 17 de abril do corrente ano, na Cidade do México, na companhia da sua esposa Mercedes e dos seus dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Foi criado pelos seus avós maternos, cuja influência revolucionária é bem visível nas suas histórias. Estudou num colégio de Jesuítas e após ter terminado o ensino secundário ingressou no curso de Direito da Universidade de Bogotá, mas não o chegou a concluir.
Fascinado pela escrita, transferiu-se para a Universidade de Cartagena, onde frequentou o curso de Jornalismo.
Gabriel Garcia Márquez apaixonou-se à primeira vista por Mercedes Barcha e muitas vezes sobreviveu graças à ajuda dos amigos e colegas escritores, enquanto escrevia. Vivia no México desde 1961, mas passava temporadas em Cartagena (na Colômbia), em Barcelona (Espanha, onde fica amigo de Carlos Fuentes, Mario Vargas Llosa e Julio Cortázar ) e em Havana, Cuba.
Publicou o seu primeiro conto, "La Hojarasca", em 1947. No ano seguinte, iniciou a sua carreira de jornalista, colaborando em inúmeras publicações sul-americanas.
No ano de 1954, foi enviado para Roma, como correspondente do jornal El Espectador mas, pouco tempo depois, o regime ditatorial colombiano encerrou a redação, o que contribuiu para que Márquez continuasse na Europa, sentindo-se mais seguro longe do seu país, dado o seu caráter revolucionário de esquerda.
O seu primeiro romance “O enterro do diabo” foi escrito no início da década de 1950, mas publicado apenas em 1955, por iniciativa de amigos, enquanto Gabo estava na Europa.
No entanto, o seu sucesso internacional chegou após a publicação do seu romance mais famoso, “Cem anos de solidão”, em 1967. Considerada a obra-prima de García Márquez, o livro vendeu mais de 50 milhões de