Gabriel Garcia Marquez
Gabriel Garcia Márquez não foi só um dos escritores mais importantes do século 20, mas também o autor de língua espanhola de maior destaque desde Miguel de Cervantes, no século 17. Além disso foi tambem novelista, jornalista e ativista político colombiano.
Nascido em 6 de março de 1927, no município de Aracataca, Gabriel era filho de Luisa Santiaga Márquez e Gabriel Eligio García, que era farmacêutico. Mas com a morte de seus pais em 1929 ele foi criado pelos seus avós maternos na cidade de Barranquilha.
Trabalhou para o jornal “El Heraldo” e depois no “El Espectador” como repórter. Em 1955 publicou seu primeiro romance "La Hojarasca". Já no ano de 1962 ganhou o prêmio Esso de Romance, na Colômbia, com "O Veneno da Madrugada".
Casou-se com Mercedez Barcha, com quem teve dois filhos. Em 1967, publicou sua obra mais famosa "Cem anos de solidão" e por essa obra no ano de 1962 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, na obra o autor misturava o épico com o realismo fantástico.
O interesse de Gabriel Garcia Marquéz por cinema o fez fundar, no ano de 1986, a Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba.
Já 2002, depois de ser diagnosticado com um câncer linfático, escreveu sua autobiografia "Viver para Contar" e no mês de abril de 2009 declarou que tinha encerrado sua carreira literária, e estava se aposentando. Gabriel García Marquez, que também sofria de demência senil, faleceu em sua casa no México, no dia 17 de abril de 2014. Suas obras, traduzidas em dezenas de línguas, alcançaram enorme sucesso comercial.
Importância de Gabriel Garcia Marqués:
Segundo Wander Miranda, que é graduado em Letras, mestre em Estudos Literários pela Universidade de Minas Gerais, doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente professor titular da Universidade de Minas Gerais (UFMG), autores como García Márquez podem ser considerados “artistas de primeira grandeza” porque apresentam, segundo ele, uma