Gabriel Dac
1º Guerra Mundial
A Paz Armada: Na primeira década do século XX, os países europeus. Passaram a investir cada vez mais nas forças armadas. As indústrias incentivaram a população a doar objetos
Pessoais, o que se tornou uma maneira de mobilizar a população, Com ideias de Civismo e patriotismo.
A Europa vivia em paz, porem, Era uma paz armada justificada. Pela Frase “Se queres a paz, Prepara-te para Guerra”.
Uma importante característica desse período foi a elaboração de diversos tratados de aliança entre países, onde cada um procurava adquirir cada vez mais força para enfrentar o seu rival. Um dos tratados mais importante da época foi o Tratado de Versalhes, . Cortez, G. Folha Real 2013.
Folha Real
1º Guerra Mundial
A Grande Guerra: Entre as causas da guerra incluem-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato Habsburgo contra o Reino da Sérvia. Diversas alianças formadas ao longo das décadas anteriores foram invocadas, assim, dentro de algumas semanas, as grandes potências estavam em guerra; através de suas colônias, o conflito logo se espalhou ao redor do planeta.
Cortez, G. Folha Real 2013.
Folha Real
1º Guerra Mundial
A Sociedade das Trincheiras, pelos Soldados: Segundo os relatos dos combatentes da I Grande Guerra, os dias nas trincheiras e ambiente vivido eram horríveis.