Gabi
INTRODUÇÃO
Indivíduos que consomem grande quantidade de gorduras principalmente do tipo saturada, tem níveis alto de colesterol sérico e maior incidência de Aterosclerose Coronariana em relação os que tem menor consumo de gordura.
O baixo consumo de gorduras e a prática regular de atividades físicas está associada á menor tendência aos fatores de risco às doenças cardiovasculares em adultos.
Os fatores de risco para Aterosclerose não se limitam somente á população adulta, crianças e adolescentes estão á margem deste tipo de risco de saúde. A dados que mostram fatores de risco, como elevações no índice de massa corporal, pressão arterial , LDL-C e triglicérides, estes aumentos SAP relacionados a lesões aterosclerótica. Poderiam ser adotadas medidas preventiva já durante a fase de crescimento.
Para reforçar o conhecimento, entre o estilo de vida e os fatores de risco para Aterosclerose na população pediátrica, o estudo teve como objetivo avaliar a associação da atividade física e o consumo de lipídios aos fatores de risco para Aterosclerose em adolescentes de ambos os sexos.
MÉDOTOS
Foi composta por adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 10-18 anos ,matriculados na rede de ensino pública da cidade de Curitiba, Paraná, no ano letivo de 2008.
A amostra mínima foi estimada em 383 adolescentes, mas foram acrescidos 30% de indivíduos em função da correção através da amostra por conglomerados. Assim a amostra final foi constituída por 497 adolescentes, sendo 260 (52,31%) rapazes e 237 (47,69%) moças.
Na primeira etapa, todas as escolas públicas foram listadas e agrupadas de acordo com cada uma das 9 regionais da cidade de Curitiba. Na segunda etapa dentro dessas de forma simples, os alunos com idades entre 10-18 anos e para diminuir as variáveis, foram adotadas os critérios, como: 1) Nunca ter fumado; 2)Não apresentar história familiar de doença cardíaca; 3)Não