GabF
736 palavras
3 páginas
Uma resenha A representação social da Psicologia e do PsicólogoSegundo as três autoras deste artigo LEME, Maria Alice Vanzolini da Silva; BUSSAB, Vera Silvia Raad; OTTA, Emma (1989) o universo da representação social, é o universo consensual o veredito precede o julgamento, o da ciência, no que nos diz respeito, é um universo reificado, torna o familiar não familiar no nível lógico vai das premissas as conclusões . Toda representação social recorta e simboliza atos e situações que se tornem ou nos são comuns, deve ser vista de um modo ativo, como uma reconstrução do dado em um contexto de valores, reações regras com o qual se torna solidário.
Toda representação tende a tornar familiar o não familiar, os objetos e eventos são reconhecidos compreendidos com base em encontros anteriores.
Com a predominância da memória sobre a lógica, o passado sobre o presente, a resposta sobre o estímulo.
Cada universo pode ser visto sob três dimensões: a) Informação tem a ver com a organização dos conhecimentos que um grupo possui a respeito de um objeto social pode ser completa ou incompleta,coerente ou incoerente, b) Atitude destaca a orientação global em relação ao objeto de representação social: favorável, desfavorável, neutra, c) Representação remete- nos à ideia de imagem de modelo social, ao conteúdo concreto e limitado de um aspecto preciso do objeto de representação.
De acordo com o presente artigo participaram da pesquisa 556 estudantes que haviam ingressado no curso de Psicologia, as respostas coletas no anos de 1976 e 1984 foi submetida a análise das três autoras deste artigo, de acordo com o conteúdo das três dimensões que se investigou.
Os resultados deste processo ativo foi representar a relação íntima e direta, de ajuda, como invasão indevida de privacidade, que permite radiografar a mente das pessoas, devassar segredos, criar dependência. Informação: respostas que demonstravam existir conhecimento acerca da psicologia classificadas segundo a