Gabarito Prova 2
No quadro abaixo você poderá conferir o gabarito das questões discursivas (1 a 16), de acordo com seu tipo de prova
(A, B ou C). Seu tipo de prova pode ser identificado no quadro situado no canto superior à esquerda da sua folha de respostas. A fotocópia de sua folha de suas respostas será entregue em sala pelo seu monitor. Caso não retire sua fotocópia em sala de aula, poderá retirá-la no guichê da monitoria (ICC norte, subsolo).
Lembre-se: Cada questão objetiva tem o valor de 5 pontos e cada questão discursiva tem o valor de 5 pontos.
Caso discorde da correção das questões discursivas, você poderá interpor recurso, em formulário próprio, disponível no site da disciplina (http://introducaoaeconomia.wordpress.com/gabaritos). Todas as informações pertinentes ao processo de revisão encontram-se no formulário de revisão.
QUESTÃO OBJETIVA
TIPOS DE PROVA
A
B
C
1
B
A
D
2
A
D
C
3
B
C
A
4
D
A
B
TIPOS DE PROVA
A
B
C
5
C
B
C
6
A
D
B
7
D
A
C
8
C
B
A
TIPOS DE PROVA
A B C
9
A B D
10
B D C
11
D A A
12
A D B
TIPOS DE PROVA
A B C
13
D B C
14
A C D
15
C D A
16
D B A
QUESTÃO DISCURSIVA
Considere o excerto a seguir e responda os itens abaixo.
“Alguns economistas têm defendido substituir o IPCA, na definição das metas de inflação, por um novo índice. O argumento é que as altas de alimentos, como o tomate e o chuchu, por exemplo, não deveriam influenciar a política de metas, uma vez que são produtos cujos preços costumam oscilar muito, em função de variações no clima. Segundo esse ponto de vista, a inflação teria de ser medida por um novo IPCA, baseado em itens cujos preços não sejam muito voláteis.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice de preços considerado na formulação da política monetária exclui alimentos e combustíveis, vistos como produtos de preços voláteis. Em apoio a essa proposta, um técnico do governo apresentou outro argumento: produtos como tomate são substituíveis; os consumidores costumam deixar de comprá-los quando os preços sobem demais, e