Gabarito - mecanica dos solos
Curso de Engenharia Civil - CAC
DISCIPLINA: OBRAS DE TERRA
Professor: John Eloi, MSc
OBRAS DE TERRA – LISTA DE EXERCÍCIOS 01
1. Defina os conceitos de:
a. Tensão total;
b. Tensão efetiva;
c. Pressão neutra;
d. Carga total;
e. Gradiente hidráulico;
f. Linhas equipotenciais;
g. Linhas de fluxo;
h. Linha freática;
2. A figura abaixo mostra o perfil geotécnico de um terreno onde os piezômetros
Casagrande instalados indicaram artesianismo do lençol inferior. Calcular σvo, uo e σ’vo nos pontos A, B, e C; e traçar os diagramas destas grandezas com a profundidade.
3. A figura abaixo mostra a seção transversal de uma barragem. Determine a quantidade de percolação sob a barragem e faça um gráfico da distribuição de subpressão na base da barragem. O coeficiente de permeabilidade do solo da fundação é 2,5x10-5 m/s.
Obras de Terra – Prof. John Eloi
Página 1
4. A seção transversal de uma cortina de estacas-prancha ao longo de um estuário é dada na abaixo. Na maré baixa, a profundidade da água na frente da cortina é 4,00 m; o lençol de água atrás da cortina apresenta uma diferença de 2,50 m em relação ao nível da maré.
Faça um gráfico da distribuição da pressão de água (pressões resultantes ou líquidas) na cortina. A rede de fluxo é mostrada na figura. O nível de água na frente da cortina é selecionado como nível de referência.
Obras de Terra – Prof. John Eloi
Página 2
Distribuição de pressões nos pontos 1,2,...?
5. Um leito de rio consiste em uma camada de areia com 8,25 m sobre uma rocha impermeável; a profundidade da água é 2,50 m. Uma grande ensecadeira com 5,50 m de largura é formada pela escavação de duas linhas de estacas-prancha até uma profundidade de 6,00 m abaixo do nível do leito do rio, e foi realizada uma escavação até uma profundidade de 2,00 m abaixo do nível do leito dentro da ensecadeira. O nível de água dentro da ensecadeira é mantido no nível da escavação por meio de