Gabarito Lista 3a 2012
1) Definição de produto
2) Fluxo circular da renda
3) As três óticas de mensuração: as óticas da produção, da renda e da despesa
4) As diversas medidas do produto: interno/nacional, bruto/líquido, a custo de fatores/a preços de mercado
5) Comparações internacionais
FIXAÇÃO CONCEITUAL
1. Qual a definição de produto? Em que categoria de variável ele se enquadra?
Produto é a mensuração de bens e serviços ofertados num determinado período de tempo, seja dentro de um determinado território (Produto Interno), seja por habitantes deste território em todo o planeta (Produto Nacional).
2. Em que consiste o fluxo circular da renda?
O fluxo circular da renda expressa as transações das grandezas analisadas na mensuração do produto. A partir dele, podemos depreender como se dá a igualdade entre a análise pela óptica do produtor e pela óptica do consumidor. Empresas disponibilizam bens e serviços no mercado para o consumo das famílias, e estas, por sua vez, possuem os fatores de produção (terra, capital e trabalho). Para produzir estes bens e serviços, as empresas precisam dos fatores de produção disponibilizados pelas famílias, constituindo-se assim o mercado de fatores de produção. Nele, as famílias ofertam estes fatores em troca da sua remuneração (salários, lucros, aluguéis e juros) – a óptica da renda; Com esses fatores, as empresas possuem insumos que possibilitam a produção dos bens e serviços. As famílias possuem demanda por estes, que são transacionados no mercado de bens e serviços, em troca do consumo (despesas) das famílias – óptica do dispêndio.
3. Explique as diferenças entre:
a) Produto Interno e Produto Nacional:
O Produto Interno mensura toda a produção de bens ou serviços finais dentro de um território em determinado período de tempo. Sendo a característica determinante o território, não importa quem seja o proprietário dos fatores de produção empregados, nativo ou estrangeiro, tudo o que resultar do seu