Gabarito Da Lista 2
Tópicos: Polímeros e Seleção de Materiais
Questão 6
Sabendo que as ligações intramoleculares dos hidrocarbonetos são ligações covalentes (consideradas ligações fortes), explique os baixos pontos de fusão e ebulição dos polímeros.
R: O que define os pontos de fusão e de ebulição dos polímeros não é a ligação intramolecular. A ligação que os define é a intermolecular; que, no caso dos polímeros, é a de Van der Waals, classificadas como fraca.
Questão 7
Defina temperatura de transição vítrea. Qual a relação entre essa temperatura e as ligações cruzadas?
R: A temperatura de transição vítrea é a temperatura na qual o polímero apresenta a transição do estado de borracha para o estado rígido. Quando um polímero possui uma alta densidade de ligações cruzadas, o movimento molecular é virtualmente impossibilitado; o movimento molecular em larga escala é impedido, a um nível tal que esses polímeros não apresentam uma transição vítrea ou o seu conseqüente amolecimento.
Questão 8
Os metais amorfos estão sendo utilizados para uma transmissão de energia mais eficiente: a substituição do aço silício com grãos orientados por metais amorfos nos núcleos de transformador reduz as perdas no núcleo em 75%. Percebe-se, pela informação anterior, que uma das características para essa utilização é a influencia do contorno de grão, ausentes nos metais amorfos. Justifique a influência dos contornos de grão no processo de transmissão de energia.
R: Quanto maior o contorno de grão, menos contornos existirão em uma amostra de material. Sabendo que o contorno age como uma barreira para a transmissão de energia, quanto maior ele for, melhor é essa transmissão. A vantagem do material amorfo é que ele não possui contorno de grão, o que minimiza bastante as dissipações de calor.
Questão 10
Em relação ao gráfico abaixo: a. O que acontece com a região de estrangulamento em relação à resistência?
R: Nas regiões de estrangulamento,