gabarito bio 3ano
5590 palavras
23 páginas
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS3º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013
Professor (a): Mirley Alves Vasconcelos
1ªRECUPERAÇÃO AUTÔNOMA
Roteiro de Estudos - Questões
Estudante: ___________________________________________________ Turma: 301
______________________________________________________________________
Conteúdo: Genética
- Herança dos grupos sanguíneos;
- Segunda Lei de Mendel;
- Genes ligados;
- Herança sexual;
- Biotecnologia.
___________________________________________________________________________
01 - (UFU MG/2011)
No mundo inteiro, as altas taxas de mortalidade de recém-nascidos, ao longo da história da medicina, tornaram-se um problema de saúde pública, portanto, um problema político, científico e social que foi enfrentado de formas diferentes e desencadeou ações preventivas por todos os lados. Tem-se, por exemplo, o desenvolvimento de incubadoras e a produção de vacinas. Entre as várias situações que contribuíram para o crescimento das taxas de mortalidade infantil, em dado momento da história da medicina neonatal, encontra-se a ocorrência da Eritroblastose Fetal – doença hemolítica do recém-nascido – que é desencadeada por incompatibilidade sanguínea do fator Rh entre o sangue da criança e o da mãe. Entretanto, essa doença não costuma se manifestar na primeira gestação, mesmo que haja a incompatibilidade maternofetal. a)
b)
Explique como devem ser os genótipos dos pais e da criança para que essa doença possa se manifestar.
Por que a mulher, após dar à luz um filho Rh positivo, recebe uma injeção de anticorpos anti-Rh?
Gab:
a)
Para que haja ocorrência de eritroblastose fetal é necessário que a mãe seja Rh negativo, o pai Rh positivo e a criança tenha Rh positivo também.
b)
A mulher recebe essa vacina de anticorpos anti-Rh para que seja realizada a destruição rápida das hemácias fetais Rh positivas que penetraram na circulação materna durante o parto, pois, se forem rapidamente destruídas, não sensibilizarão a mulher. Desta forma, uma próxima gestação não