GA 2 superficies quadricas nao centradas
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – UNUCET
2° PERÍODO – QUÍMICA DOS MATERIAIS
ENGENHARIA CIVIL
REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO
ANÁPOLIS, 2013
Universidade Estadual de Goiás – UEG
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas – UnUCET
2° Período – Química dos Materiais
Engenharia Civil
Reações de Óxido-Redução
Acadêmicos: Marcos Braquiel
Marianne Guimarães
Pedro Paulo Vilela
Thais Carvalho Thiago Adriano
Anápolis, 23/04/2013
1 – Introdução
As reações que ocorrem com transferência de elétrons são chamadas de óxido-redução. As substâncias que perdem elétrons são chamadas de agentes redutores ou simplesmente redutores e as que recebem elétrons, chamam-se agentes oxidantes.
O termo oxidação refere-se a qualquer transformação química onde haja um aumento do número de oxidação. Por exemplo, quando o gás hidrogênio reage para formar água, o número de oxidação dos átomos de hidrogênio passa de zero para +1, diz-se então que o hidrogênio sofreu uma oxidação. Usa-se o termo redução sempre que ocorre uma diminuição do número de oxidação. Por exemplo: Quando o oxigênio reage para formar água, seu número de oxidação passa de zero para -2, como houve uma diminuição no número de oxidação, diz-se que o oxigênio foi reduzido. Nos processos de óxido-redução, o aumento ou diminuição de número de oxidação é proveniente de uma transferência de e- de um átomo a outro. O agente oxidante provoca a oxidação de uma substância, sofrendo redução, enquanto que o agente redutor provoca redução de outra substância, reduzindo-se.
2 – Materiais e Métodos
Para realização o experimento, foram separados dez tubos de ensaio graduados, os reagentes necessários, metais e pipetas plásticas.