Fósseis e sua importancia
Introdução.
O radiocarbono ou carbono 14,é formado na atmosfera da Terra em que os átomos de nitrogênio 14 reagem com o oxigênio formando dióxido de carbono (C14O2) ,o carbono 14,que é absorvido por seres vivos.
Em vida os animais e vegetais absorvem grande quantidade de CO2 com o carbono 14; após a morte essa absorção cessa, portanto, começa o decaimento de carbono 14 no organismo já não vivo. Após 5730 anos ou também chamadas de meia -vida, a radioatividade do carbono 14 irá cair para metade, tornando possível o cálculo da idade do fóssil, ou datação.
Porém esta técnica de datação é limitada. Ao considerar que a quantidade de carbono 14 na atmosfera é constante ao longo do tempo, o que pode não ser inteiramente verdadeiro; além disso objetos com cerca de cem anos não podem ser datados, já que este período de tempo a quantidade de radiação emitida terá diminuído muito pouco para detectar alguma diferença. Objetos com mais de 40000 anos, ou seja, aproximadamente sete meias –vidas, também não poderão ser datados com grande exatidão, pois após esse lapso de tempo, a radiação emitida estará próxima a zero.
Fósseis e carbono 14.
Fósseis são restos das animais ou plantas preservados nas rochas. Normalmente apenas partes mais resistentes são preservadas, como ossos e dentes. Marca das patas podem também fossilizadas. Os fósseis levam milhões de anos para se formar.
Os fósseis são importantes ferramentas para os geólogos e biólogos, permitindo a identificação do paleoambiente, ambientes antigos em que ocorreu a formação das rochas, gerador das rochas sedimentares assim como sua idade aproximada, a movimentação dos continentes e a variação do clima. Sua importância econômica, hoje, é oferecer informações para encontrar óleo, gás natural e petróleo.
Além disso ,é usado para os estudos evolutivos dos seres vivos, permitindo assim a compreensão do surgimento da vida, novas espécies, crises biológicas; e até mesmo descobrir como eram nossos