Fórum de Resistência dos Materiais
2) A importância do Crosslink ou ramificações é realizar ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros. Muitas cadeias podem se ligar uma nas outras formando uma rede de polímeros.
3) O alumínio é um metal leve (peso específico = 2,7 gf/cm3), resistente à corrosão, bom condutor de calor e eletricidade, possui brilho e tem um baixo ponto de fusão - 658 oC. Já o aço, e pesado e não resistente a corrosão, a não ser o aço inox, e galvanizado que são mais caros, embora pesados resistem a corrosão.
4) Os Polímeros são materiais comuns de plásticos e borrachas que utilizamos. Em sua maioria são compostos orgânicos que tem sua composição baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não-metálicos; além disso, possuem estruturas moleculares bem grandes. Tipicamente, esses materiais possuem baixa densidade e geralmente são extremamente flexíveis.
Os tipos de polímeros mais consumidos são:
Polímeros termoplásticos - Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, brinquedos, recipientes para alimentos, embalagens para bebidas, etc.
Polímeros termorrígidos - Baquelite: utilizado em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas; Poliéster: usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, dentre outros, na forma de plástico reforçado.
Elastômeros (borrachas)- borracha semelhante a natural.
5) Devido a variedade das ligas de alumínio, existe um problema de nomenclatura e simbologia bastante considerável. Não há um sistema padrão reconhecido. Cada país possui um ou mais sistemas. Por isso, uma