Fórmulas de física do 1º ano
são essas: S=So+Vo.T+g.T²
2
V²=V²o+2.g.delta s
V=Vo+gT
A primeira você quis dizer S = So + Vo.t + (at²)/2 ? Vou usar 'a' pois 'g' normalmente pode representar a gravidade (que também é uma aceleração, então por isso usaremos 'a' pra ser mais geral).
Essa é a função horária das posições no MUV (movimento uniformemente variado, ou seja, sua velocidade varia por causa de uma aceleração), serve para acharmos a posição de um corpo após 't' segundos, o corpo tendo uma aceleração constante. Um exemplo: um móvel parte do repouso (Vo=0) com aceleração constante de 2m/s². Quantos metros o corpo andou após 10 segundos?
Partindo do marco zero (So=0), fazemos S = 0 + 0 . 10 + [2 . (10)²]/2. Desenvolvendo, achamos S = 100m, ou seja, o corpo andou 100 metros, partindo do repouso e com aceleração constante de 2m/s², em 10 segundos.
A segunda é a equação de torricelli, ela é uma junção das outras fórmulas. V²=V²o+2.a.delta s , ela permite saber a velocidade final de um corpo, tendo apenas a velocidade inicial, a aceleração e a distancia que o corpo percorreu, mesmo sem saber o tempo (perceba que 't' não faz parte da fórmula).
Exemplo: Determine a velocidade final do corpo, sabendo que ele partiu do repouso com uma aceleração de 4m/s² e percorreu 50 metros (deltaS = 50)
V² = 0² + 2 . 4 . 50
V² = 400
V = 20 m/s
Descobrimos a velocidade do corpo sem saber o tempo, só usando a aceleração e a distancia que ele percorreu.
A terceira, V = Vo + at , é a função horária da velocidade, ou seja, você descobrir a velocidade do corpo, após 't' segundos, com uma aceleração constante.
Exemplo: Qual a velocidade final dum corpo que parte do repouso, com aceleração constante de 5m/s², após 5 segundos?
Fazemos V = Vo + 5 . 5 , V = 25m/s, ou seja, o corpo adiquiriu velocidade de 25m/s com uma aceleração de 5m/s² em 5