Físico.Química

809 palavras 4 páginas
Inseminação Artificial - tudo o que precisa saber
A infertilidade consiste na incapacidade temporária ou permanente em conceber um filho ou em levar a termo uma gravidez até ao momento do parto. Esta realidade constitui-se como um problema cada vez mais comum, sendo resultado de factores internos ou de contributos inconscientes do ser humano afectando homens e mulheres.

Segundo a legislação nacional em vigor, a utilização de técnicas de procriação medicamente assistida só pode verificar-se perante uma situação de diagnóstico de infertilidade ou ainda, para tratamento de doenças graves ou caso exista risco de transmissão de doenças de origem genética, infecciosa ou outras.

Ainda segundo os termos legais, apenas as pessoas casadas que não se encontrem separadas judicialmente de pessoas e bens ou separadas de facto ou as que, sendo de sexo diferente, vivam em condições análogas às dos cônjuges há pelo menos dois anos podem recorrer as técnicas de procriação medicamente assistida. Estas técnicas só podem ser utilizadas em benefício de quem tenha, pelo menos, 18 anos de idade e não se encontre interdito ou inabilitado por anomalia psíquica.

A Inseminação artificial é um dos processos de procriação medicamente assistida utilizados em situações de infertilidade. Neste processo é permitido recorrer-se a sémen de um terceiro dador, no entanto esta situação só é contemplada pela lei quando, segundo os conhecimentos técnico-científicos existentes, não possa obter-se gravidez através de inseminação com sémen do marido ou daquele que viva em união de facto com a mulher a inseminar. O sémen do dador utilizado para inseminação artificial deve ser criopreservado.

Como se processa a Inseminação artificial

A inseminação artificial, também designada inseminação intra-uterina consiste na colocação de forma artificial do sémen do parceiro ou dador no interior do útero da mulher. Todo este processo pode ser diferenciado em três etapas:
O processo de inseminação

Relacionados

  • Fisico.quimica
    1052 palavras | 5 páginas