física
CAMPUS PRAÇA XI
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA EXPERIMENTAL
Relatório
Determinação da Aceleração da Gravidade
Filipe dos Santos do Nascimento - 201401013236
Rio de Janeiro RJ
(Outubro/2014)
SUMÁRIO
Página
I.
RESUMO 2
II. PROCEDIMENTO 2
III. CÁLCULOS E ANÁLISE DE DADOS 3
IV. DISCUSSÃO FINAL E CONCLUSÃO 4
V. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
I. RESUMO TEÓRICO
1. A aceleração da gravidade em um ponto, é a intensidade do campo gravitacional nesse ponto. Geralmente, o corpo é perto da superfície de um corpo massivo. Um exemplo é a aceleração da gravidade da Terra ao nível do mar e à latitude de 45, que é igual a 9,80665 m/s2. aceleração na Terra varia minimamente, devido a, principalmente, diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta.Para fins didáticos, é dito que a aceleração da gravidade é a aceleração sentida por um corpo em queda livre
2. O movimento harmônico simples é um movimento oscilatório executado por uma partícula submetida a uma força restauradora proporcional ao deslocamento da partícula de sua posição de equilíbrio e de sinal contrário a este deslocamento. Dois elementos importantes no m.h.s. são o período de oscilação e a amplitude do movimento. O período é o tempo de uma oscilação completa de vai-e-vem da partícula e a amplitude é a distância máxima (ou o ângulo máximo) que a partícula se afasta de sua posição de equilíbrio. No m.h.s. o período independe da amplitude.
3. Idealmente, o pêndulo simples é definido como uma partícula suspensa por um fio sem peso. Na prática ele consiste de uma esfera de massa M suspensa por um fio cuja massa é desprezível em relação à da esfera e cujo comprimento L é muito maior que o raio da esfera.
II. PROCEDIMENTO
MATERIAL UTILIZADO:
1. Pendulo
2. Régua
3. Cronômetro
PROCEDIMENTO:
1. Um